O Mundo de Hoje

  • sexta-feira, maio 31, 2013
  • By Elizabeth França
  • 0 Comments


Vivemos numa sociedade complexa, porém criaram vários casulos de paradigmas. Eles estão sendo cultivados pelas culturas familiares. E outras vezes pela sociedade e até mesmo pelos cientistas, ou seja, ele esta em todos os lugares. Mas com isso entra a questão, "Os paradigmas são de todo mal?" Vai de cada situação.
A questão anterior nos remete numa das suas linhas de raciocínio " O que é realidade?" Pois alguns paradigmas parecem com superstições.  Mas o caso é, "será que só o que vemos ou aprendemos com esse meio cultural é real?" No entanto com os estudos podemos ver que a realidade não é igual pra todos. Mas para ser uma realidade segundo a ciência  precisa ser testada ou vivida por mais de uma pessoa. Para isso é necessário a observação da coisa em questão.
Nesse tema realidade, devemos ressaltar  "O que é de mais valor real para a sociedade?" Nos tempos atuais "aparentemente" a resposta esta no consumismo. E para se obter consumo é preciso dinheiro, que na visão de muitos tornam sonhos em realidade. E a globalização, que surgiu com o mundo capitalista, traz uma falsa visão hegemônica de que o vazio interno, pode ser suprimido pelo consumismo. Um sistema de valores através da globalização.
De acordo com Milton Santos, acredito no trecho em que ele afirma, " em cada lugar é, ao mesmo tempo, objeto de uma razão local convivendo dialeticamente" ( Santos , 1996). Ou seja, a importância de estudar os lugares de entender sua principal função, virtudes e as possibilidades de interação com as ações solidarias hierárquicas.
Esse pensamento de Milton Santos, um dos doutores estudiosos de geografia, nos faz pensar o que uma comunidade cientifica com esse objetivo, pode transformar. Pelo fato de que uma comunidade cientifica tem que ter um mesmo proposito de acordo com a coisa a ser estudada mesmo tendo algumas distinções no meio dela. Seria no entanto seus interesses e valores singulares que cada um carrega. Mas é por causa da edificação de um mesmo proposito que eles evoluem e descobrem "respostas".
Contudo, esses temas nos mostra de que um mundo é formado, como ele é moldado, como uma realidade pode ser construída  e as consequências do excesso consumista. A solução para tal realidade ilusória hegemônica, seria o estudo como base para respostas até mesmo paradigmais. 

You Might Also Like

0 comentários